APRESENTAÇÃO

suelo

Desde longa data que é reconhecido o papel fundamental que o solo desempenha na segurança e qualidade alimentar da humanidade através da sua função produtiva. Mais recentemente, tem sido reconhecido o seu papel em múltiplas funções ambientais, nomeadamente na regulação do ciclo da água, pela filtragem, controlo da poluição e retenção de água, com benefícios diretos na prevenção de cheias e na melhoria da qualidade da água.

Nos últimos tempos, tem merecido especial destaque a função que o solo desempenha nos ciclos biogeoquímicos, em especial no ciclo do carbono e no potencial contributo do aumento das reservas no solo para a mitigação das alterações climáticas. De facto, os solos apresentam uma reserva de carbono maior que a soma do existente na atmosfera e na biosfera, sendo esta reserva indispensável para que o solo desempenhe, de forma sustentada, todas as suas funções ecológicas. Manter e aumentar a matéria orgânica do solo pode trazer ainda um enorme benefício para a preservação da biodiversidade (estima-se que 25% desta corresponda a organismos do solo) com benefícios evidentes para a qualidade do ambiente e dos alimentos, a saúde do ecossistema e a saúde humana.

Por todos estes motivos, o solo é cada vez mais reconhecido por diversas instituições internacionais como um recurso estratégico para o desenvolvimento sustentável da humanidade, sendo a sua preservação de inquestionável importância. 

O CICS 2022 propõe-se apresentar uma visão ibérica das múltiplas linhas de investigação que as Ciências do Solo dedicam atualmente a estas temáticas, com especial ênfase nas inter-relações entre o que se possa entender como “solo saudável” e uma "sociedade sustentável".

ORGANIZAÇÃO

SPCS - Sociedade Portuguesa de Ciência do Solo
INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P.
ISA - Instituto Superior de Agronomia
SECS - Sociedad Española de la Ciencia del Suelo

PATROCÍNIOS

Biosani
Biosani
ADP Fertilizantes, integrada no Grupo Fertiberia
SYMBORG
Specanalitica
Aquagri

APOIOS:

IPCB - Instituto Politécnico de Castelo Branco
Companhia das Lezírias
Oeiras Valley

Precisa de ajuda? Por favor contacte-nos através do e-mail: cics2022@iniav.pt

© 2022 - IX Congresso Ibérico das Ciências do Solo (CICS 2022)